Cientistas israelenses anunciam avanços no tratamento contra o câncer
19/08/2021 23:45 em Novidades

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, disseram que conseguiram criar um modelo de tumor ativo inteiro usando uma impressora 3D, um grande avanço na batalha contra o câncer.

A expectativa é que os médicos possam usar esses modelos 3D para encontrar os melhores tratamentos para os seus pacientes com câncer, acelerando a descoberta de novos medicamentos.

Para criar o modelo 3D é usado as amostras cancerosas retiradas do corpo do paciente durante a cirurgia, esse tecido, portanto, é usado para fabricar o protótipo 3D do tumor em correspondência com os exames de ressonância magnética do caso.

Segundo um comunicado da Universidade à imprensa, o tumor impresso em 3D “inclui um sistema complexo de tubos semelhantes a vasos sanguíneos através dos quais células sanguíneas e medicamentos podem fluir, simulando um tumor real”.

 

Análise específica para cada paciente

Nesse caso, a tecnologia foi projetada especificamente para o tipo mais mortal de câncer no cérebro – o glioblastoma. Assim, a impressora pode imprimir diversas amostras minúsculas do tumor para testar diferentes medicações e combinações para tratar a doença.

Os pesquisadores disseram que muitos tratamentos experimentais para câncer vão bem no laboratório, mas falham nos pacientes por causa da diferença dos tecidos em um corpo humano, no entanto, o modelo 3D testa o tumor ativo de um paciente.

Os resultados da pesquisa foram publicados na prestigiosa revista Science Advances, reportou o CBN News.

https://www.gospelprime.com.br/cientistas-israelenses-anunciam-avancos-no-tratamento-contra-o-cancer/

 

 
COMENTÁRIOS