Grupo cristão pede libertação de pastor em Cuba
21/09/2021 00:07 em Novidades

Oficiais da Segurança do Estado prenderam o pastor Lorenzo Rosales Fajardo em 11 de julho durante protestos pacíficos em Palma Soriano. 

Um grupo cristão que trabalha para proteger a liberdade religiosa em todo o mundo iniciou uma campanha pedindo ao governo comunista de Cuba que liberte um pastor protestante que está preso sem julgamento, por participar dos protestos pacíficos que surgiram em todo o país em julho. 

 Oficiais da Segurança do Estado prenderam o pastor Lorenzo Rosales Fajardo em 11 de julho durante protestos pacíficos em Palma Soriano. 

 Mais tarde, eles o transferiram para a Prisão de Segurança Máxima de Boniato, fora da cidade de Santiago de Cuba, no mês passado, informações do grupo Christian Solidarity Worldwide, com sede no Reino Unido, em um comunicado anunciando sua campanha. 

 Rosales Fajardo, pastor há 20 anos que lidera a igreja Monte de Sion, enfrenta acusações que incluem “desrespeito” e “desordem pública”, punível com pena de prisão entre três e 20 anos e foi mantido incomunicável durante a maior parte de sua detenção, os grupos acrescenta. 

 As autoridades da prisão não permitiram nem mesmo sua esposa, Maridilegnis Carballo, visitá-lo. Ele pode falar com sua família apenas em alguns telefonemas de três minutos, de acordo com o CSW. As autoridades alertaram Carballo que seu filho de 17 anos, que foi preso com seu pai, mas depois solto, enfrentará repercussões se ela continuar a falar sobre a situação de seu marido.  

“Ela também foi ameaçada de prisão por falar a organizações internacionais de direitos humanos sobre a detenção injusta de seu marido”, destaca o grupo. A CSW citou a declaração da esposa do pastor em julho: “Fui ao lugar onde dizem que meu marido foi detido. Ninguém me deixou vê-lo, nem sequer nos permitiram um telefonema … Estou sem forças; como é difícil atravessar o vale da morte. Mas não temerei nada, sei que [Deus] está conosco. ”  

Em 2012, o governo confiscou a propriedade da igreja do pastor. O pastor “já passou mais de dois meses na prisão em condições horríveis simplesmente por participar de protestos pacíficos”, disse o chefe de campanhas da CSW, Dave Mance, em um comunicado. “CSW continua pedindo sua libertação imediata e incondicional, e pedimos a todos os que se preocupam com a justiça que se posicionem conosco e enviem uma mensagem a Cuba de que o mundo está observando e que o tratamento dado ao Pastor Rosales Fajardo não será tolerado”, Mance adicionado. 

Os protestos de julho foram considerados os maiores em décadas, em meio à contínua escassez de remédios e alimentos durante a pandemia. Protestos ocorreram em cidades de todo o país insular caribenho, incluindo San Antonio de los Baños, Palma Soriano e Havana. 

“É a mais massiva manifestação popular de protesto ao governo que vivemos em Cuba desde 1959”, o ano em que Fidel Castro assumiu o poder, a ativista cubana Carolina Barrero foi citada ao The New York Times na época. Horas depois do início dos protestos, o presidente Díaz-Canel se dirigiu à nação na televisão nacional, instando os apoiadores do governo a confrontar os manifestantes nas ruas. Ele também acusou os EUA de causar a crise em Cuba ao impor sanções. Em julho, Cuba libertou dois pastores – Yéremi Blanco Ramírez e Yarian Sierra Madrigal – que foram presos durante os mesmos protestos, informou o Christian Today na época. 

 Os dois foram detidos em uma instalação de segurança do estado na ala de uma prisão feminina em Matanzas por quase duas semanas. Durante esse período, seus familiares puderam visitá-los apenas uma vez para entregar itens básicos de higiene, mas não tiveram nenhum outro contato com eles, deixando-os preocupados com seu bem-estar. De acordo com o Projeto Global de Futuros Religiosos Pew-Templeton, cerca de 59% dos cubanos são cristãos. 

 Os cristãos cubanos enfrentam constante vigilância e infiltração do governo, embora a igreja esteja crescendo na ilha. O governo cubano emendou sua Constituição em 1992, declarando-o um estado laico, ao invés de um estado ateu, permitindo parcialmente as atividades religiosas.  

Desde então, a porcentagem da população do país que se identifica como cristã cresceu. No entanto, o regime comunista de Cuba continua perseguindo os cristãos. Uma nova constituição foi adotada em 2019, que também lista o país como um estado laico. Cuba tem sido um estado de partido único sob o Partido Comunista de Cuba desde que o falecido ditador Fidel Castro derrubou a ditadura de Fulgencio Batista apoiada pelos Estados Unidos em 1959. Em 2008, o irmão de Castro, Raúl Castro foi eleito presidente, seguido por Miguel Díaz-Canel em 2019.

https://www.obuxixogospel.com.br/2021/09/20/grupo-cristao-pede-libertacao-de-pastor-em-cuba/

COMENTÁRIOS