Super cometa’ de 150 km de diâmetro viaja em direção à Terra
05/10/2021 19:09 em Tecnologia

O corpo celeste, descoberto por um brasileiro, é 31 vezes maior do que os cometas geralmente vistos.

Um ‘super cometa’, de 150 km de diâmetro, está viajando direção à Terra e deve chegar bem perto nos próximos ainda nesta década.

Detectado em 2014 por dois astrônomos, um deles brasileiro, o cometa Bernardinelli-Bernstein é cerca de 31 vezes maior do que os corpos celestes geralmente vistos.Para se ter uma ideia, o cometa tem sete vezes o diâmetro de Fobos, uma das luas de Marte. As informações são da BBC News Brasil.Os astrônomos calculam que sua passagem mais próxima por nosso sistema solar acontecerá em 2031, quando atingirá a órbita de Saturno.

No entanto, não há razão para preocupação quanto a um possível choque com a Terra. Segundo os astrônomos, o Bernardinelli-Bernstein passará longe o suficiente para que a gravidade não o atraia em direção ao nosso planeta.

O cometa foi descoberto pelos astrofísicos Pedro Bernardinelli, formado pela Universidade de São Paulo (USP) e que atualmente faz PhD em física e astronomia na Universidade da Pensilvânia, nos EUA, Gary Bernstein, orientador e parceiro de pesquisa do brasileiro.

Inicialmente, o corpo celeste foi confundido com um planeta-anão. Ele estava próximo da órbita de Netuno, o mais longe que um cometa já foi visto no sistema solar.

Saiba o que é um cometa

Um cometa é um corpo celeste que orbita o sol e é normalmente composto de gelo, poeira e pouco material rochoso.

Um corpo celeste pode ser identificado por deixar uma ‘cauda’ que se estende por milhões de quilômetros.

O que diferencia o Bernardinelli-Bernstein dos demais é o seu tamanho, já que dentre os 3.473 cometas descobertos, a maioria tem menos de 5 km de diâmetro

COMENTÁRIOS