Cristãos israelenses e palestinos desafiam o Covid para celebrar o batismo de Jesus na Jordânia
25/01/2022 19:37 em Novidades

Com todas as restrições da pandemia nos países do Oriente Médio, diferentes grupos de cristãos israelenses e palestinos desafiaram as regras para se reunir no local onde Jesus foi batizado.Aparentemente a pandemia não parou por um segundo o crescimento da fé cristã em um lugar tão importante quanto Israel, onde é registrado através de reportagens publicadas pela CBN News que durante o ano passado e o atual houve 30 vezes mais cristãos no conhecido rio Jordão por ocasião da celebração do batismo de Jesus.

Para dar início às celebrações, os grupos começaram com reuniões no Mosteiro Ortodoxo Grego de São João Batista, onde todos foram lembrados de que o batismo de Jesus é um ponto de encontro para todos e uma tradição sagrada para a fé cristã em Israel.

“É o dia em que lembramos o batismo de Jesus Cristo. Assim, o Patriarca e toda a fraternidade vêm aqui ao rio Jordão para fazer o serviço como era há aproximadamente 2.000 anos”, disse o padre Bartholomeos, abade do mosteiro ortodoxo grego de São João Batista.

Após esta abertura eles caminharam uma milha até o Jordão, onde Qars al-Yahud (A Torre dos Judeus) é o local onde muitos crentes afirmam que Jesus foi batizado por João, além de coincidir com o local onde os Filhos de Israel atravessaram para a Terra Prometida e onde o profeta Elias foi levado ao céu em uma carruagem de fogo.

“Todos os anos temos mais de 15.000 peregrinos da Grécia, Rússia, Romênia, Bulgária, todos os países ortodoxos. Mas este ano, infelizmente, são apenas as pessoas que moram aqui”, disse Bartholomeos à CBN News.

Estima-se que antes da pandemia cerca de 800.000 peregrinos visitavam o local todos os anos; durante 2021, apenas cinquenta pessoas foram permitidas, cerca de 1.700 participaram da celebração anual deste ano.

“Este ano houve mais pessoas do que no ano passado porque as diretrizes do Covid foram expandidas, mas houve um número menor em relação aos anos anteriores”, disse Amos Twito, tenente-coronel e chefe do Gabinete de Ligação e Coordenação do Distrito de Jericó das Forças de Defesa de Israel. .

E embora o local esteja dentro da Terra dos Mosteiros na Judéia e Samaria (Cisjordânia), as forças de segurança de ambos lados permitem que as pessoas visitem o local.“Qasr al-Yahud, o local de batismo, é um local religioso, geralmente aberto a todas as religiões e povos, quem quiser pode vir aqui sem restrições de religião, raça ou gênero”, disse Twito à CBN News.

A felicidade de muitos crentes se reflete quando chegam ao local e podem participar de uma experiência tão especial: “Hoje é o melhor, o melhor e o mais maravilhoso dia do mundo! Estou feliz por ter vindo aqui e ter essa oportunidade, que aqui existe uma igreja e me sinto bem. Agradeço a Deus por isso”, disse Sophie, uma trabalhadora estrangeira que vive em Israel.

“Estamos realmente atraídos por este lindo dia. Em primeiro lugar, temos sorte, você sabe, lindo, o clima mais fantástico. E, claro, este local incrível, que na verdade é o terceiro local mais sagrado para o cristianismo no mundo depois do Santo Sepulcro e da Igreja da Natividade”, disse Moshe Maoz, um guia turístico israelense licenciado, à frente do grupo.

“E o fato de que nós israelenses, judeus israelenses, nascemos aqui. Somos educados aqui. Nós definitivamente fomos expostos à Bíblia e alguns de nós ao Novo Testamento. E aqui estamos na Terra Santa! Este é o tesouro do mundo. Foi aqui que tudo começou. Aqui estamos nós, aqui somos cidadãos. Então, por que não vir ver o tesouro e a beleza deste país?” Maoz disse à CBN News.

Conhecendo as restrições, os cristãos em Israel convidam todos os crentes do mundo a visitar a Terra Santa do mundo.

COMENTÁRIOS