O Irã é uma fonte negligenciada de perseguição cristã no Oriente Médio, um membro sênior do The Philos Project, Farhad Rezaei, discutiu a visão do Ocidente sobre a perseguição cristã, explicando a “estratégia de eliminacionismo” do Irã na Síria, Iraque, Iêmen e Líbano.
Em uma campanha organizada e estratégica, o Irã busca encolher e sufocar as comunidades minoritárias cristãs no Oriente Médio através de discriminação, prisão, sequestro e confisco de bens.Internamente, oficiais da Inteligência na famosa prisão Evin também recentemente violaram os direitos dos cristãos iranianos presos, se recusando a devolver o equipamento confiscado ao ramo interrogatório.
De acordo com ICC, regionalmente, facções apoiadas pelo Irã no Iraque e na Síria interrompem as tentativas de paz e restauração, seguindo uma agenda anti-cristã.
Segundo Rezaei, as duas razões para as tentativas do Irã de sufocar a população cristã da região é, estratégica para o Irã expandir uma ponte terrestre para o Mediterrâneo, através de terras onde as comunidades cristãs residem atualmente. A segunda é ideológica e a visão “nova xiita” de que os cristãos são “poluição”.