Estudo: pessoas inseguras quanto à fé em Deus têm mais problemas de saúde mental
11/04/2022 19:19 em Novidades

Ter uma vida dedicada em servir a Deus, confiando plenamente na soberania do Senhor, é um fator-chave não apenas para a salvação espiritual, como também para a proteção da saúde mental. Essa é a conclusão de uma pesquisa publicada recentemente no diretório acadêmico Journal for the Scientific Study of Religion.

O estudo intitulado “Apego a Deus e sofrimento psicológico: evidência de uma relação curvilínea”, teve por objetivo analisar quais os impactos emocionais sobre os diferentes tipos de práticas relacionadas à fé em Deus.

Como resultado, os pesquisadores W. Matthew Henderson, da Union University, e Blake Kent, do Westmont College, concluíram que a “ansiedade ou falta de certeza sobre o relacionamento de alguém com o divino representa uma ameaça ao bem-estar psicológico.”

O estudo obteve relatos de 1.600 pessoas nos Estados Unidos, sobre o tipo de fé que possuem em Deus, tendo como ponto de partida os conceitos da “Teoria do Apego”, os quais estabelecem diferentes níveis de confiança de uma pessoa em relação a outra. No caso em questão, de um crente em relação a Deus.

“Se você acha que Deus é consistente e pronto a responder, geralmente chamamos isso de ‘apego seguro’ a Deus. Se você acha que Deus está indiferente e distante e não pode realmente confiar Nele, esse é um estilo de ‘apego evitativo’. E se você simplesmente não tem certeza, isso é uma espécie de ‘apego ansioso’”, explicou Henderson.

Os pesquisadores também explicaram que os problemas de saúde mental se apresentaram de forma mais acentuada quando o crente vivencia uma fé de incertezas, onde ao mesmo tempo em que não consegue confiar plenamente na soberania de Deus, também não deixa de crer no seu poder.

“Os níveis mais altos de sofrimento psicológico foram previstos para pessoas que estavam no meio da medida de apego seguro-evitativo”, disseram os pesquisadores. “Os níveis mais altos de sofrimento psicológico são observados nas pessoas que estão no meio”.

“O que eu descobri olhando para a pesquisa é que você tem que acreditar que Deus é uma certa forma para se correlacionar com uma boa saúde mental, que há uma forma de acreditar em Deus que é mais saudável do que outras”, disse Henderson, segundo o Christian Post.

COMENTÁRIOS