Arqueólogos descobrem mosaico com inscrição sobre Pedro
18/08/2022 14:52 em Novidades

Arqueólogos acreditam ter descoberto o local onde pode indicar a cidade e a casa dos apóstolos Pedro e André.

De acordo com Christian Post, um grupo de arqueólogos cavaram vários buracos e canais na semana passada, onde descobriram um mosaico constando inscrição grega que fazia referência a Pedro e André do Novo Testamento.

Eles acreditam que o mosaico confirma que a “Igreja dos Apóstolos” foi construída em um local pertencente aos apóstolos.

Os arqueólogos que participaram dessas escavações são do Kinneret College, em Israel, e do Nyack College, em Nova York, liderados pelos professores Mordechai Aviam e Steven Notley.

A tradução da inscrição foi feita pelo professor Leah Di Segni da Universidade Hebraica e pelo professor Yaakov Ashkenazi do Kinneret College.

De acordo com os tradutores, a inscrição fala sobre um doador, “Constantino, o servo de Cristo”, e cita a solicitação de intercessão de Pedro “chefe e comandante dos apóstolos celestiais.”

“Esta descoberta é nosso indicador mais forte de que Pedro tinha uma associação especial com a basílica, e provavelmente foi dedicada a ele. Como a tradição cristã bizantina rotineiramente identificava a casa de Pedro em Betsaida, e não em Cafarnaum, como se pensa hoje, parece provável que a basílica comemora sua casa,” disse o professor Notley.

Tal inscrição tem uma moldura que é composta por duas linhas e faz parte do mosaico na área maior da sacristia da igreja, local onde há adornos de desenhos florais.

O resultado dessa descoberta foi feito pelo Projeto de Escavação El Araj, juntamente com o Instituto Kinneret de Arqueologia da Galiléia.

Além disso, a escavação foi patrocinada pelo Centro de Estudo do Judaísmo Antigo e Origens Cristãs, Museu da Bíblia, Lanier Theological Library Foundation e HaDavar Yeshiva.

“Um dos objetivos desta escavação foi verificar se temos no local uma camada do século I, o que nos permitirá sugerir um melhor candidato para a identificação da Betsaida bíblica”, disse Aviam em comunicado.

“Não só encontramos vestígios significativos deste período, mas também encontramos esta importante igreja e o mosteiro em torno dela,” continuou.

Foram encontrados também restos romanos na basílica, o que comprova o testemunho de Flávio Josefo.

Seu testemunho dizia, que a antiga vila for transformada em uma cidade denominada “Julias” e que ela existiu até o século III d.C.

No ano de 2017, pesquisadores do Kinneret College disseram ter encontrado os restos mortais de “Julias”.

A igreja basílica será limpa e as escavações continuarão no início de outubro.

Betsaida é identificada em João 1:44 como a cidade natal de Filipe, André e Pedro.

COMENTÁRIOS