Astronauta recordista da NASA diz que fé e ciência estão em plena harmonia
25/01/2023 21:51 em Novidades

A relação entre fé e ciência sempre foi um tema discutido no meio acadêmico, especialmente o teológico, tendo em vista o grande interesse por parte de pastores, estudiosos e cidadãos em geral que desejam compreender melhor as evidências sobre a existência de Deus.

Para o astronauta americano Jeffrey Williams, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos, essa relação entre fé e ciência já não é um mistério, mas sim uma resposta capaz de esclarecer melhor determinadas passagens da Bíblia.

“Tão cedo na minha carreira, ainda nos anos 90, passei muito tempo estudando o tema. A ciência moderna como a conhecemos, realmente surgiu da convicção de que a Bíblia era verdadeira e que Deus é o Criador, como Ele se revelou nas Escrituras”, disse Williams, segundo o Christian Headlines.

A declaração do astronauta ocorreu durante a sua participação em um evento chamado “Escritura e Ciência: Nosso Universo, Nós Mesmos, Nosso Lugar”. Trata-se de uma exibição que iniciou no último dia 19 na capital americana, Washington, e foi até o dia 24, terça-feira.

Fé e Ciência

Segundo Jeffrey Williams, que chegou a bater o recorde de permanecer 534 dias seguidos no espaço, perdendo a marca apenas para o seu colega, também astronauta Peggy Whitson, o estudo sobre a relação entre fé e ciência não é algo novo.

Isso, porque, ele explicou que grandes nomes da ciência mundial tiveram como motivação para as suas pesquisas, justamente a fé em Deus, e os seus resultados demonstraram que, diferentemente do que alguns imaginam, não há conflito entre as duas coisas, mas sim harmonia.

Williams citou nomes como Johannes Kepler, Isaac Newton, Michael Faraday e James Clerk Maxwell para exemplificar o seu pensamento. “Foi isso que deu origem à ciência moderna. A fé apenas comprovou meu entendimento sobre isso”, disse ele.

Ir ao espaço, segundo o astronauta, foi algo que lhe permitiu compreender ainda mais os relatos da Bíblia. “Foi uma experiência incrível sair do planeta e depois olhar para trás, para a parte do universo que chamamos de lar, que é exclusivamente provida para nossa habitação — como diz o profeta Isaías”, disse ele.

Os detalhes da compreensão de Williams sobre a relação entre fé e ciência foram registrados em seu livro, lançado em 2010, chamado The Work of His Hands: A View of God’s Creation from Space —  (tradução livre: O Trabalho de Suas Mãos: Uma Visão da Criação de Deus do Espaço).

COMENTÁRIOS