Israel coloca Brasil em “medidas de precaução aumentadas” para judeus
05/12/2023 07:11 em Novidades

O país aumentou o nível de ameaça a judeus em viagens a 80 países devido à guerra em Gaza.

“Não podemos dizer para não ir, o que podemos dizer é que os israelenses deveriam avaliar para onde vão”, disse um funcionário do Conselho de Segurança Nacional (NSC, sigla em inglês), após Israel aumentar o nível de ameaça para os israelenses que viajam pelo mundo.

A nova lista, publicada pelo conselho, aponta cinco níveis de ameaças contra judeus em 80 países.

Muitas nações ocidentais passaram da categoria de Nível 1, que se refere a “medidas de precaução básicas”, para o Nível 2, que as classifica como “medidas de precaução aumentadas”.

Brasil faz parte dessa mudança, ao lado do Reino Unido, Alemanha e França, na Eurpoa; e de Argentina, Austrália e Rússia, em outros continentes.

A medida visa proteger os judeus, que segundo o Conselho de Segurança Nacional de Israel são alvo de esforços crescentes do Irã e dos seus representantes, como o Hamas e elementos da jihad global, para atacar israelenses em todo o mundo.

“Isto coincide com um aumento contínuo e significativo de incitamento, tentativas de ataques e manifestações generalizadas de antissemitismo em muitos países”, afirmou o conselho.

“Existe um nível sem precedentes de violência potencial, quer devido a tentativas de terrorismo ou ao aumento do antissemitismo e aqueles que viajam devem ter isso em conta”, afirmou o responsável.

Por isso neste alerta, os principais países ocidentais subiram um nível de preocupação.

Só viagens essenciais

Outros países migraram do nível 2 para o nível 3, o que significa que os israelenses só devem considerar esses locais para viagens essenciais.

Fazem parte desse grupo a África do Sul, Eritreia, Uzbequistão, Cazaquistão, Quirguizistão e Turquemenistão.

O conselho também recomendou o adiamento das viagens para países com elevados níveis de alerta, como os do Oriente Médio ou do Norte do Cáucaso, países vizinhos do Irã e vários países muçulmanos na Ásia.

Outras recomendações

O NSC ainda sugere que os israelenses fiquem “longe de manifestações e protestos”.

Os viajantes devem igualmente verificar as ocorrências atuais no local de destino para avaliar a presença de atividades anti-israelenses ou antijudaicas, mesmo em países geralmente considerados seguros.

Quando estiverem foram de Israel, os viajantes devem “evitar exibir símbolos israelenses e judaicos e grandes reuniões de autoridades israelenses e judaicas”.

O NSC recomendou que os viajantes mantenham consigo as informações de contato da embaixada ou consulado, juntamente com os números de serviços de emergência.

COMENTÁRIOS